quarta-feira, 2 de julho de 2008

Matéria sobre Filosofia na revista "Isto É"

A revista IstoÉ do dia 11 de junho publicou uma interessante matéria sobre a popularização da Filosofia. Leiam trechos:

Filosofia em ALTA - Ela é disciplina obrigatória nas escolas, mania na tevê, nas empresas e até nos livros para crianças

Empresas contratam filósofos para palestras e consultorias, crianças de cinco anos travam o primeiro contato com o tema e, fora da sala de aula, adolescentes se reúnem para debater idéias de Nietzsche e Platão. Nascida na Grécia há mais de dois mil anos, a filosofia encontra terreno cada vez mais fértil no Brasil – até mesmo na tevê. No programa Fantástico, da Rede Globo, o quadro “Ser ou não ser” sobre filosofia entrará em sua terceira temporada. “A filosofia está em alta”, afirma a filósofa Viviane Mosé, apresentadora da atração. Ela, que carrega o mérito de tornar didático um tema pouco palatável, conclui: “O que está em baixa é a forma acadêmica de pensar.”

A crítica de Viviane é para o projeto de lei, recém-sancionado pelo governo federal, que obriga as escolas do País a incluir filosofia e sociologia no currículo do ensino médio. “Da maneira como o ensino é fragmentado, a filosofia vai ser mais uma decoreba sobre quem é Sócrates e quando nasceu Platão", teme ela. Mas há boas iniciativas, como a do Centro de Filosofia Educação para o Pensar - Filosofia com crianças, jovens e adolescentes, que ensina o tema para alunos a partir de cinco anos. Constituída de educadores e filósofos, o centro tem parcerias com 300 escolas do País. O método de ensino faz o aluno discutir filosofia em todas as disciplinas, e não apenas em uma matéria. “Prestamos assessoria pedagógica para professores e produzimos o material didático, que é adaptado ao nível cognitivo do aluno”, explica José Carlos Freire, assessor pedagógico do centro. Filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Mário Sérgio Cortella também foca nos filósofos mirins. Ele lançará este ano O que é pergunta, seu primeiro livro sobre filosofia para crianças. O interesse do mercado editorial pelo tema é crescente.eu Platão”, teme ela.

“Por muito tempo, a tecnologia fez o mundo focar no ‘como’ em detrimento dos ‘porquês’ e, enfadadas, hoje as pessoas procuram reflexões”, explica Cortella. No ano passado, ele deu 30 palestras sobre filosofia e ética para gestores do Banco Bradesco. “Ficou chique consumir filosofia”, diz o acadêmico, que discursa ainda aos funcionários da metalúrgica Gerdau sobre a diversidade humana. No Rio, a filósofa Viviane segue o mesmo caminho. “Ajudo o executivo a ler o que acontece no mundo contemporâneo e a agir no presente”, afirma.

Entre seus clientes estão a Petrobras, a Vale, O Boticário e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, que a contratou para falar sobre ética e comprometimento aos funcionários. Um dos maiores centros de cursos livres na área de humanidade, a Casa do Saber também percebe o maior interesse pelo tema. Criada em São Paulo, hoje atua também no Rio de Janeiro e expandiu o número de cursos de filosofia de nove, em 2004, para os atuais 175.

Componente curricular excluído da escola pela ditadura em 1968, a filosofia seguiu existindo em colégios particulares, como o Santo Américo, em São Paulo, que desde 1975 ensina a disciplina. Aluna do terceiro ano do ensino médio, Gabriela Campana, 17 anos, reúne-se com amigos, durante as férias, para debater as idéias de Nietzsche e Maquiavel. E filosofa ao falar do valor do conhecimento: “Para estabelecer princípios e formar uma maneira própria de agir é preciso saber como outras pessoas pensavam o mundo e tentavam melhorá-lo.”

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, estava lendo o blog achei bárbaro, vparabéns. Mas tenho uma pergunta que não posso deixar de fazer, vou fazer meu estágio prático na EJA em filosofia e não tenho xperiência em sala de aula, por favor me ajude. Ex, cronograma, temas, filmes etc. Muito obrigado. Abraço!

Anônimo disse...

Caro (a) bonimoni54,
Muito obrigada pelos elogios ao blog!
Antes de falarmos de cronograma, temas, etc., considero importante conversarmos sobre transposição didática. Seja qual for o tema trabalhado, é primordial o uso de uma linguagem acessível, clara, objetiva, visto que falar de Filosofia em grande parte das vezes é considerado algo desinteressante, por parecer complicado demais. Em relação à cronograma e temas, costumo trabalhar um tema por bimestre, iniciando cada um com um debate a respeito das idéias que ele desperta nos alunos. Quanto aos assuntos, isso dependerá das séries. Como o seu caso é EJA, sugiro que comece com uma introdução à atitude filosófica, com um debate inicial sobre o sentido do termo filosofia para cada um. Penso que seria interessante também falar sobre senso comum e senso crítico (utilizar o mito da caverna com este fim é sempre muito frutífero), depois aprofundar no pensamento platônico... para começar seria ótimo.
Faço uso frequente de filmes, geralmente um por bimestre. Você pode usá-los para introduzir um problema ou fixar conceitos. Para falar de Platão, considero Matrix uma boa alternativa.
Quanto às atividades avaliativas, aplico trabalhos em grupo e individuais, avaliações de textos, elaboro questões a respeito dos temas apresentados (inclusive relacionados aos filmes exibidos), etc.
Espero ter ajudado! Caso ainda precise de algum auxílio, esteja à vontade para entrar em contato.
Abraço e bom estágio!

Unknown disse...

Juliana, muito obrigado pelas preciosas dicas.Vou passar sempre por aqui para agregar mais conhecimentos, tudo que vc poder me envie, rsrs. Certo, muito grata! Poderias me auxiliar de como posso buscar mais informações sobre o assunto (senso comum), etc?

Anônimo disse...

Olá Juliana,sou professora de história e também trabalho com filosofia e sociologia na EJA mas é praticamente ,a segunda vez que estou trabalhando com essas disciplinas não estou vendo uma boa saída pois como sabe a filosofia e sociologia é vista como algo desinteressante, cansativo etc...e vendo seu blog achei muito interessante e atencioso de sua parte passar um pouco de seu conhecimento sobre o assunto então peço que me de algumas idéias para que minhas aulas seja menos cansativa e mais interessante,obrigada.